Plano de Conservação
A Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras foi fundada com o objectivo de proteger as Plantas Carnívoras autóctones do território português. Com tal finalidade, e considerando que cada população se pode reger segundo condições especiais, a APPC segue um protocolo estandardizado na análise e intervenção ambiental das populações de plantas carnívoras em habitat natural. Com efeito, apresentam-se abaixo as medidas preventivas generalizadas, estabelecidas para todas as populações no nosso espectro de acção:
- Inventariação e mapeamento das localizações geográficas onde ocorrem, naturalmente, espécies de Plantas Carnívoras autóctones;
- Vigília das localizações no sentido de manter actuais informações relevantes acerca da população, como sejam a densidade populacional, a saúde individual, entre outros;
- Intervenção sob factores abióticos anormais, como sejam o desvio de cursos de água, movimentações de terreno, ou qualquer outra perturbação do habitat;
- Recolha sazonal de sementes com respectiva identificação, para constituição de um banco de sementes no sentido de:
- manter um fundo genético das populações portuguesas;
- manter um stock de sementes frescas e viáveis que permitam replantação de populações desaparecidas por motivos pontuais ou antrópicos.
O que fazer para ajudar a APPC?
Com o objectivo de colaborar com a APPC, qualquer cidadão pode e deve procurar fornecer suporte aos pontos supracitados.
- Contribuindo com localizações de populações de Plantas Carnívoras autóctones;
- Recolhendo informação (número de indivíduos, área da população, saúde individual) e registo fotográfico da localização, de modo a fornecer à APPC a melhor e mais fiável indicação de populações e seu estado ecológico;
- Sensibilizando para a problemática da destruição dos habitats através de pisoteio, rodeio de bicicletas ou ciclomotores, etc, no seio da população, de modo a diminuir o impacto humano no território em questão, bem como intervindo activamente sobre possíveis perturbações (como o desvio de cursos de água).
Projecto Life Biodiscoveries
A APPC procura reunir voluntários para continuar a participação neste projecto, desenvolvido pela Câmara Municipal do Barreiro, que visa o controle de espécies invasoras na Mata da Machada. A Mata da Machada é habitat para algumas plantas carnívoras, o Drosophyllum lusitanicum e a Pinguicula lusitanica, é junto destas populações que a APPC tem actuado procedendo ao descasque de acácias e o arranque das plantas mais jovens, tarefa simples que pode ser realizada por qualquer pessoa, o material para a intervenção é disponibilizado gratuitamente logo tudo o que basta trazer é boa vontade! A APPC cria assim a oportunidade de participar num projecto de elevada importância onde pode contemplar estas lindas espécies no seu meio natural e desfrutar de um excelente convívio ao ar livre.
- Intervenções realizadas
Fique atento às novidades!
Para qualquer esclarecimento e/ou contribuição, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..